Postagens

Mostrando postagens de março, 2009

Programa de Redação para o Ensino Médio

CONTÉUDOS DE OFICINA DE REDAÇÃO 1º ano - O poder da palavra - Da palavra ao texto - Do texto ao Contexto - Denotação e Conotação - Formas de composição: descrição, narração, dissertação - DESCRIÇÃO - Os recursos expressivos na descrição - Descrição objetiva e subjetiva - Descrição dinâmica e estática - Descrição de pessoa, de paisagem, de ambiente, de objeto - A descrição no texto narrativo - Impropriedades lingüísticas - Ambigüidade - Gêneros textuais: carta de leitor, artigo de opinião, editorial, e-mails; - Criação de um blog, produção e postagem de textos; - Cartuns, tiras e HQ - Oficinas de produção textual: poesia, conto, crônica; - A construção de personagens; - Leitura de imagens (o texto não-verbal) - Exercícios de ortografia (emprego das letras) 2º ano - NARRAÇÃO - Elementos da narração: narrador, personagens, enredo, tempo, espaço; - Foco narrativo - Tipos de discurso: direto, indireto, indireto livre - Transposição de discursos - Tipos de narrativas (conceitos e diferenças

Clarisse - Renato Russo

Estou cansado de ser vilipendiado incompreendido e descartado. Quem diz que me entende nunca quis saber. Aquele menino foi internado numa clínica Dizem que por falta de atenção dos amigos, das lembranças Dos sonhos que se configuram tristes e inertes. Como uma ampulheta imóvel, não se mexe, Não se move, não trabalha. E Clarisse está trancada no banheiro E faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete. Deitada no canto, seus tornozelos sangram E a dor é menor do que parece. Quando ela se corta ela se esquece Que é impossível ter da vida calma e força. Viver em dor, o que ninguém entende Tentar ser forte a todo e cada amanhecer. Uma de suas amigas já se foi Quando mais uma ocorrência policial. Ninguém entende, não me olhe assim Com este semblante de bom samaritano Cumprindo o seu dever, como se eu fosse doente, Como se toda essa dor fosse diferente, ou inexistente. Nada existe pra mim, não tente Você não sabe e não entende. E quando os antidepressivos e os calmantes não fazem mais efe
Oficina de Produção de Texto As atividades propostas nesta apostila não devem ser encaradas como um método para a produção de textos – o nome “redação” cria traumas - , mas sim como estratégias desbloqueadoras para escrever com prazer. Caso você deseje aceitá-las, deve evitar as seguintes situações: · fixar número de linhas para o trabalho escrito; · oferecer temas frios e batidos; · propor temas livres; · propor temas dissociados da realidade cultural do aluno; · hipervalorizar os “erros de natureza normativa” (a princípio, o erro é uma tentativa de acerto; é legal, então, mostrar esses “erros” ao aluno, apresentando-lhes sugestões de correção); · exigir que um texto produzido em 30/40 minutos já seja o texto definitivo; ele é apenas um rascunho; · desvalorizar o texto produzido pelo aluno. Bom, se você tem esse material em mãos e está lendo, acredito, então, que você seja integrante do grupo de profissionais que pensam que a educação brasileira ainda não é uma questão falida. Assim,